A culpa é do atendimento…

Quem já não ouviu falar, dentro de uma agência, quando há algum problema no andamento desse ou daquele trabalho, que a culpa é do atendimento?

É muito comum e até corriqueiro, porque de fato hoje em dia os profissionais de atendimento precisam de um foco de atuação muito mais amplo e responsável do que antes. A publicidade, a estratégia, a web e suas redes sociais, tudo isso aumentou, e muito, o escopo e o ângulo de visão da atividade de atendimento.

Para isso não basta apenas formação acadêmica.  O feeling e a experiência são imprescindíveis para que o profissional de atendimento se destaque e o cliente seja bem atendido. Criatividade, conhecimento do produto e uma excelente comunicação são também primordiais, já que os desafios eminentemente sempre são enormes e requerem cada vez mais atenção e inovação.

O atendimento não faz nada sozinho, mas é o elo principal entre os clientes externos e os internos (agência). Para que todas as áreas somem e se destaquem, o atendimento e a criação devem exercer suas funções na plenitude e, efetivamente, captar as necessidades, discutir detalhadamente o briefing para saber definitivamente o caminho a seguir.

Com mais de 15 de anos exercendo diversas funções e em diversos níveis, ora como cliente, ora como agência, afirmo categoricamente que a diferença está aí, na sincronia do profissional de atendimento junto aos profissionais de criação. Isso sim faz a diferença no produto final, é claro que o planejamento e a produção não ficam de fora e também são importantes.

A invasão da geração Y, as promessas de salário, de talentos e de tantas outras possibilidades, muita coisa vêm mudando, e tornando ainda mais atrativa a atividade do gerente de conta/atendimento.

Com promessas de ganhos incríveis estão aparecendo novos profissionais (idade) a cada novo dia, mas eles estão preparados?

Maiores salários nem sempre indicam o melhor local ou ambiente de trabalho e isso vem mudando não só o posicionamento dos profissionais, mas também o perfil das agências. Alto salário e muitos benefícios já não são fatores preponderantes na decisão para trabalhar aqui ou ali.

Um bom ambiente de trabalho e a possibilidade de fazer parte de um projeto diferenciado e de qualidade pesam muito mais e geram possibilidades mais promissoras tanto de carreira como de crescimento pessoal.

É claro que acertar é a meta principal, mas os erros não são uma virtude de quem não corre riscos e servem na grande maioria para um aprendizado e permitem ousar para fazer algo diferente e inovador.

Esse diferencial deve considerar o mesmo expertise para atender a pequena, média ou grande empresa com conhecimento e atenção sobre o foco de negócio do cliente, para que o objetivo final seja alcançado com sucesso.

É esse profissional que tem sob sua custódia o maior bem de uma agência: o cliente. Ele deve fazer a diferença e conhecer profundamente as necessidades do cliente e também os limites da agência onde atua.

Não é fácil, mas esse profissional na grande maioria das vezes é o responsável pelo sucesso ou fracasso de um projeto, e é aí que está o maior desafio, sua agência está preparada para isso? Seu atendimento também?

O mercado diz que sim, daí então tantos profissionais almejarem sua carreira com foco no cargo diretor de conta/atendimento, por onde grande parte dos investimentos e desafios dos clientes passam inicialmente, mas é importante não esquecer que esse profissional é quem defende o cliente dentro da agência e que defende a agência dentro do cliente, fácil?

Claro que não! Você aceita o desafio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: