Ontem literalmente esquentou…

O Tomate Italiano desmembrou as tarefas e cada um saiu em uma direção, todos correram muito, desde a Mise em  Place ate a finalização dos testes com espessantes e o prato da noite, a Polenta com Molho de Gorgonzola e Amêndoas, que falaremos em outro post.

Manteiga Clarificada

Manteiga Clarificada - GheeDurante este processo, a manteiga sem sal é derretida, devagar, e as gorduras saturadas vêm para a superfície em blocos, formando uma camada de espuma densa. Esta espuma é retirada várias vezes, até que se eliminem todos os resíduos da manteiga, até que toda a água evapore e reste apenas o óleo, que é então coado em um tecido fino. O processo de clarificação da manteiga dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade usada. Tarefa ardua (e quente), dirigida por Rodrigo Orra e Alexandre Massarelli.

Roux (do francês vermelho alaranjado ou ruivo”).

Foto: Leticia Polli
Foto: Leticia Polli

É uma preparação originária da culinária da França utilizada como base para molhos, sopas ou guisados, consiste em cozinhar farinha de trigo em manteiga derretida, até formar um creme espesso e homogêneo.
Não confundir com Beurre Manié que consiste em misturar a frio partes iguais de farinha e manteiga; esta mistura pode depois ser adicionada a um líquido (leite , caldo , ou água) para conseguir um molho espesso.
A mistura pode também ser feita com outros ingredientes: no lugar da manteiga, pode-se usar óleo vegetal ou banha , e no lugar da farinha de trigo pode-se usar amido de milho.

Beurre Manié (“manteiga manipulada” em francês)

É uma preparação originária da culinária da França utilizada como base para molhos, sopas ou guisados, que consiste em misturar a frio partes iguais de farinha de trigo e manteiga até obter uma massa homogênea; esta mistura pode depois ser adicionada a um líquido (leite, caldo ou água) para conseguir um molho espesso.

Slurry

Espessante que engrossa rápido e não altera cor. É feito a base de amido e água, utiliza-se no final da preparação para acertar o ponto.

Liaison

O resultado de temperar um líquido frio com um quente. O quente é vagarosamente incorporado a uma parte separada do líquido frio, para evitar que o molho venha a talhar. Usa-se fazer para ligar ou dar consistência usando uma mistura de creme e gema de ovo.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: