Sirah – Rio de Janeiro

Scroll down to content

Gente isso foi simplesmente Surreal como diz meu amigo Chef Omar!!!

Foram três dias, entre 14 e 16 de outubro no Sulamérica Rio de Janeiro, um encontro Internacional dos grandes Chefs e de quebra com o Bocuse D’Ór ali ao vivo, a cores, ao alcance da mão.

No dia 14/10 foi a vez da Seleção Brasileira para a Coupe du Monde de La Pâtisserie que foi criada em 1989 pelo Chef Frances Gabriel Paillasson.

Com um juri composto por Arnor Porto, Dominique Guerin, Fabrica Lenud, Flavio Federico, Ramiro Bertassin e Renata Arassiro. Foi um sucesso.

No dia 15 e 16 /10 foi a vez da Seletiva nacional do Bocuse d´Or Brasil com os melhores talentos culinários competindo para representar seus respectivos países na seletiva continental sul-americana em 2016.

Confira as fotos e um pouco do que vivenciamos aqui.

Com Claude Troisgros, Presidente do Sirha Rio, Laurent Suaudeau, Presidente do Bocuse Dór e Paul Bocuse que dispensa comentários, além de diversas autoridades, foi aberta oficialmente a Sirha Brasil 2015.

 

Claude Troisgros, Presidente do Sirha Rio, Laurent Suaudeau, Alex Atala, Presidente do Juri, lideraram um juri com Andre Soares, Didier Labbe, Emmanuel Bassoleil, Fred Frank, Paolo Lavezzini, Pascal Jolly, Tsuyoshi Murakami e Roberta Subbrack, o Bocuse Dór foi simplesmente um espetáculo, um a disputa árdua, linda e emocionante, que culminou com a vitória da  alagoana Giovanna Mayer. Ela será a representante brasileira no Sirha México, além de treinar na escola do Chef Laurent Suaudeau para a etapa, tem noção?

Para quem não lembra direito Chef Laurent Suaudeau é o escritor do livro Cartas a Um Jovem Chef, leitura obrigatória aos futuros chef’s e para as turmas do primeiro semestre de Gastronomia na Metodista, uma pessoa incrível, francês, que canta o hino nacional brasileiro INTEIRINHO sem gaguejar, e que do alto de sua fama, dedica alguns minutos preciosos a um monte de estudantes de São Paulo, da conselhos, conta histórias e ainda tira fotos, pode ser isso?

E o Guga Rocha? o camarada é da Tv faz sucesso, não da bola pra ninguém… Mentira… uma atenção, uma energia, um carinho com cada um que chegava perto dele, tirando foto, brincando, conversando, animando a galera, emocionado também por estar tão perto de pessoas tão importantes no mundo da gastronomia.

No Mesa Show, do Prazeres da Mesa, mais outros tantos chefs falando da profissão, da alegria, da responsabilidade que nós do mundo da Gastronomia temos, em trazer a felicidade aos nossos clientes, nossos amigos, nossa comida e também aos nossos fornecedores, que são sim parte importantíssima de toda a cadeia, se não a mais importante.

Foram eles Manu Buffara, Thomas Troigos, Claudemir Barros, Paulo Rocha e Monica Rangel. com destaque para a apresentação da Manu Buffara, com sua metodologia e critério de aproveitamento total das matérias primas, que foi incrível, com calma e doçura ao relatar cada uma das etapas e como trata com os produtores e suas histórias foi demais. Inclusive ao falar com ela comentei que éramos de Gastronomia e se seria possível montar uma turma para conhecer os processos, fornecedores e o restaurante, quem sabe neh? Se alguém tiver interesse podemos tentar, como eu digo o não já temos.

Foram mais outras tantas palestras do Sebrae, mas como tudo acontecia simultaneamente e as filas e a concorrência eram imensas, não tinha como conseguir assistir tudo, mas nem por isso devo deixar de citar, foram elas Inovação na Cozinha, Inovação no Mercado, Inovação na Mesa, O que não pode faltar nos melhores cardápios, Inovação no atendimento ao cliente, Como aliar requinte a simplicidade artesanal, Inovação na cadeia produtiva, alem do encontro de chefs de 5 regiões para falarem de integração do pequeno produtor com a gastronomia com Claudemir Barros, Manu Buffara, Monica Rangel, Paulo Machado, Thiago Castanho, mediado por Bel Coelho.

Através do Sebrae patrocinador master do Sirha, em uma área exclusiva foi destacada a riqueza dos pequenos agricultores brasileiros de diferentes regiões:

Acre – Farinha de Mandioca e Castanha do Brasil / Bahia – Cacau, Cachaça e Café Gourmet / Espirito Santo – Café Caramelo e Especial / Goiás – Açafrão e Pequi / Mato Grosso – Jacaré e Pintado / Minas Gerais – Queijo Serra Canastra / Para – Jambu, Tucupi, Cupuaçu, Priprioca e Pimenta Cheiro / Paraná – Café, Embutidos e Cachaça / Rio Grande Norte – Flor de Sal / Rio de Janeiro – Vieiras, Cachaça, Pato, Produtos Orgânicos, Agua Mineral, Queijos e Café Gourmet / Santa Catarina – Embutidos, Ostras e Mexilhões / Sao Paulo – Shitake Orgânico / Rondônia – Tambaqui e Pirarucu / Pernambuco – Cachaço Orgânica e Bolo Rolo / Piau – Cajuína Cristal

Conseguimos experimentar quase tudo, menos a cachaça por que eu não gosto, mas o café, aff…

O Jacu Bird é sensacional e carérrimo!!! 😦

Ainda conseguimos escapar a noite e conhecer alguns locais na Lapa como a Escadaria Selarón, obra do artista chileno Jorge Selarón. Em 1990, Selarón iniciou os trabalhos de renovação da escadaria que passa em frente à sua casa e estava em péssimo estado de conservação. No começo os vizinhos zombavam das combinações bizarras de cores e, o que era pra ser um passatempo acabou virando uma obsessão que consumia praticamente todo seu dinheiro. Passou então a vender suas pinturas para financiar a empreitada e após vários anos de exaustivo trabalho, a escadaria tornou-se um sucesso, convertendo-se em um belo cartão postal da cidade.

Quase ia passando em branco, comidas e bebidas maravilhosas servidas por um pessoal simpático e com uma qualidade muito boa, preço??? isso é outra briga, evento no Brasil e sinônimo de gasto alto!!!

Um agradecimento especial ao Professor e Chef Nilson Moreira Costa que deu a dica de participação na feira, Valeu Chef!!!

Ufa, acho que é isso!

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: