Conhecimento vai e vem! Sushi!

Scroll down to content

A tempos venho pensando e desenvolvendo uma forma de fazer com que o conhecimento flua, isso mesmo, sempre digo que a única coisa que ninguém pode tirar de vc é o conhecimento.

Já pensei em várias coisas, mas a maioria requer investimentos maiores, que no momento não estão tão próximos e tb muito tempo e dedicação, o que tb é um pouco complicado já que tenho outra atividade principal.

Então pq não usar algo simples como a nossa nem tão velha, mas boa Internet?

Com isso vou começar com algo que gera muita discussão, mas que já foi julgado como “modinha”, mas está ai há tempos e cresce cada dia mais:

– O Sushi!

A ideia é contar um pouco sobre origens, histórias e receitas deste produto singular e que gera tanta discussão, controvérsia e paixão, vamos lá?

 

A história do sushi

No sudeste asiático, há 2.000 anos era conhecido o método de conservar peixes empacotando-os junto com arroz. A fermentação do arroz produzia ácido lático, o que azedava o peixe, evitando sua decomposição.

As pessoas comiam esse peixe nos lugares onde não era possível encontrá-lo fresco.

Somente muito mais tarde é que se passou a comer o peixe cru, com arroz previamente fermentado.

Na região do lago Biwa (Japão) surgiu a cerca de 1300 anos o FunaSushi, cujo o preparo levava de dois meses a mais de um ano.

Comia-se apenas o peixe, o que era um gritante desperdício de arroz (além da demora).

Por volta do século XV essa maturação do arroz passou a ser conseguida em menos tempo; E, com acréscimo de outros ingredientes: gengibre, wasabi, shoyu; o sushi mudou de nome e o arroz passou a ser comido junto com o peixe.

Era a época do Narezushi. Vinagre no arroz (para fermentá-lo) veio em meados do século XVII pelas mãos de um médico de nome Matsumoto Yoshiichi, de Edo (Tóquio).

Isso reduziu o tempo de preparo. Mas o sushi como conhecemos foi finalmente concebido nos primórdios do século XIX, quando era chamado de EDOMAE SUSHI, ou seja, sushi da Baía de Edo. Isto, porque os frutos do mar utilizados eram ali colhidos.

Foi também em Edo que apareceu um homem chamado Hanaya Yohei (1799-1858), que teve a ideia de servir peixes (que até então eram conservados em sal ou azedados) fatiados crus sobre bolinhos de arroz.

O primeiro quiosque de sushi aberto por ele no arborizado bairro de Ryogoku, foi um sucesso.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: