Muitos peixes podem ser usados para fazer sushi e sashimi, mas alguns tem o gosto muito forte e, por isso, são menos apreciados, os de água salgada são mais apreciados como o atum, salmão, robalo, linguado, namorado, pescada branca, pargo e outros.

Há algum tempo diziam que o único peixe de água doce que poderia ser usado para fazer sashimi seria a tilápia, mas hoje já se encontra sashimi de traíra, dourado e pintado, por exemplo.

Deve-se tomar muito cuidado com peixes de água doce, que vivem de forma livre, por causa de risco de contaminações, é melhor preferir peixes de cativeiros, que se alimentam de ração, o que, praticamente, elimina o risco de contaminação, tanto para peixes de água doce quanto os de água salgada.  

Os japoneses também costumam fazem sashimi de polvo, lula e camarão, mas estes são cozidos antes de serem preparados. Quando for comprar, não esqueça de dizer que gostaria de levar um peixe para fazer sushi e sashimi, para que o peixeiro saiba que deve lidar com o peixe de forma diferente, mais cuidadosa.

 Avaliação do peixe

1-      Passe a mão sobre o peixe para verificar se a carne não está com ondulações, pois se a carne estiver ondulada, pode ser um sinal de que o peixe foi batido.

2-     Verifique se a água que sai do peixe não está muito densa, quanto mais rala estiver melhor.

3-     Verifique se as escamas estão saindo com muita facilidade, quanto mais firme estiverem melhor.

4-     Encoste o dedo nas costas do peixe, a carne deve se regenerar rapidamente, não pode ficar a marca do dedo.

5-     Olhe os olhos, não podem estar turvos, acinzentados por dentro. Devem estar limpos, com a ires e pupila separados.

6-     Olhe as guelras, ou brânquias dos peixes, por onde eles respiram, as guelras devem estar bem vermelhas, se as guelras estiverem marrons ou acinzentadas, não dá mais para fazer sushi ou sashimi.

 Um toque oriental

Além de leve, a comida japonesa é de fácil digestão e é uma ótima pedida parar um jantar romântico. A comida japonesa pode aproximar casais de namorados, casados ou até mesmo quem está tentando conquistar alguém.

Não deixe de treinar, a técnica pode sempre ser aperfeiçoada, você verá que ficará com mais prática a cada dia.

Boa sorte, boa degustação e mãos a obra.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: