História e Gastronomia Brasileira

Scroll down to content

A alimentação Brasil afora

Quando estudamos a alimentação no Brasil devemos considerar a ordem geográfica e social, quanto a geografia, estamos entre a linha do Equador (zona temperada) e abaixo do Trópico e Capricórnio (zona tropical) facilita, e muito, o cultivo de alimentos diversificados, além de oito mil quilômetros de costa que oferece uma área de pesca incrível, além de diversificada, quanto ao aspecto social então, a miscigenação entre índios, portugueses, negros africanos e também os imigrantes que para cá vieram a partir do século XIX atraídos pelos movimentos imigratórios, geraram essa gastronomia diversa, complexa, regional com uma fusão de sabores e ingredientes.

A colonização dos portugueses e espanhóis por sua similaridade confunde um pouco, já que ambos sofrem influência árabe, com a reverencia ao azeite de oliva, cebola, alho, frutas cítricas, arroz e cereais.

Os alemães que começaram a chegar em 1824 e ficaram pelo Sul, devido a sua identificação com o clima, e trouxeram com eles itens similares ao dos portugueses, e outros como cerveja, carne salgada e defumada, batatas, salsicha e mortadela e toucinho. Dedicaram-se ao cultivo de frutas europeias, trigo e centeio, para produção do pão preto, e hortaliças, além de criarem porcos, que usavam para a produção de linguiças e embutidos.

Os Italianos começaram a chegar por volta de 1860, trazendo com eles o gosto pelas massas de farinha de trigo, molhos, queijos, que também eram usados em sobremesas e sorvetes.

Os franceses não vieram em grandes quantidades, mas deixaram hábitos e comportamentos que ditavam o padrão de serviço em cerimonias que encantavam os brasileiros.

E é por isso que a Gastronomia Brasileira é rica e variada, com diferenças entre as regiões ora por fatores ambientais ora pelo tipo de colonização, que vamos conversar nos próximos posts, viajando por cada um dos estados existentes dentro de suas respectivas regiões.

Convidamos a todos então a participar dessa viagem de sabor, cultura e diversidade, vem com a gente, toda segunda um estado diferente, participe.

E se gostar, siga, curta, comente e compartilhe.

#food #chef #chefstalk #chefslife #chefs #slowfood #comfortfood #instafood #cookforlife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: