Com os estados mais ricos do país, teve influências diretas que acompanham sua história de colonização, os jesuítas mantendo os índios no litoral capixaba, os bandeirantes desbravando novas terras em Minas Gerais, imigrantes italianos que ficaram em São Paulo, espanhóis e árabes no Rio de Janeiro e alemães e italianos no Espirito Santo, mostrando a forte influencia desses povos em suas respectivas cidades e gastronomia.
No Espirito Santo a forte influencia indígena está em seus principais pratos, em São Paulo rota dos Bandeirantes, deixaram pelo caminho seu Virado a Paulista , os mineiros ficaram firmes na tradição do feijão, milho e torresmo, com o Tutu a Mineira, e as sobremesa basicamente eram baseadas em frutas e transformadas em doces e compotas.
São Paulo e Rio de Janeiro se destacam por conta das imigrações e tambem pelo grande volume de visitantes de outros países e de outras regiões, atrás de lazer ou negócios.
Enfim a Gastronomia da região foi fortemente influenciada por diversos povos imigrantes, que ao passar do tempo foram deixando sua marca e sabor na historia da região.
Uma região forte politica e economicamente destaca-se por sua grande gama de opções quando se fala de Gastronomia e diversidade tambem, com suas paisagens e cultura muita ramificadas e extremamente interessantes.
Considerando que as festas de final de ano estão praticamente ai, vamos dar uma pausa nos posts e recomeçaremos em janeiro de 2020 retomando essa historia a partir do Espirito Santo, ok?
Até lá!
Fontes:
http://www.visiteobrasil.com.br e www.guiadoturismobrasil.com
Acompanhe nossas Midias Sociais