Dia de Reis – Epifania

Scroll down to content

Chegou, ele chegou, 2020 abre suas trezentas e sessenta e seis chances de melhorar sua vida, seu conhecimento, suas oportunidades, mas só se vc quiser, certo?

Como de costume sempre buscamos trazer novidades, tradições gastronomicas e muito mais, começamos com um material especial, do Monge Dom Lourenzzo sobre falando sobre a Epifania, que é a revelação de que Cristo veio para Todos no Dia de Reis com uma receita do Bolo de Reis, iniciamos aqui uma nova categoria, Tradições Religiosas e Gastronomia.

Vamos conferir?

Mt.2.1-12

1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.

2 E perguntaram: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.

Amanhã comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos – que viajaram Juntos.
O rei Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
O rei Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.
Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis. O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.

ROSCA DE REIS

INGREDIENTES MASSA:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 50 g de fermento biológico
  • 200 g de açúcar refinado nado
  • 10 g de sal
  • 100 g de margarina ou manteiga
  • 50 g de ovo
  • Água – Q.B

PREPARO DA MASSA
Em um bowl, coloque a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal, misture tudo. Faça uma cova no meio e coloque a manteiga ou margarina, o ovo e, aos poucos, acresce a água.
Passe para a bancada e sove por, aproximadamente, 10 minutos. Coloque a massa em um bowl e cubra com um plástico por, aproximadamente, 20 minutos.

INGREDIENTES RECHEIO

CREME DE CONFEITEIRO

  • 80 g de gemas
  • 400 g de leite
  • 75 g de amido de milho
  • 395 g de leite condensado
  • 20 g de uma essência de sua preferência

INGREDIENTES MODELAGEM

  • Cerejas, frutas cristalizadas ou secas – Q.B

PREPARO DO CREME DE CONFEITEIRO
Passe as gemas em uma peneira para retirar a película. Em seguida, coloque-as em uma panela e acrescente os demais ingredientes. Misture tudo com o auxílio de um fouet, até que tudo estar dissolvido.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre sem parar até engrossar.
Utilize depois de frio.

MODELAGEM
Divida a massa em 5 partes.
Sugere-se fazer tranças, ou rolinhos com a técnica rocambole.
Leve a forma, dando o modelo desejado, e deixe crescer.
Coloque o creme de confeiteiro sobre as tranças e roscas com delicadeza.
Por cima do creme, coloque cerejas, frutas cristalizadas e frutas secas.
Preaqueça o forno e leve para assar a 180 °C por, aproximadamente, 35 minutos.

SUGESTÃO
Essa massa aceita recheio em seu interior. Pode-se utilizar cremes, doce de leite, geleias, coco e frutas.

DICA DO MONGE
Faça pães menores que 200 g e utilize variedades de recheios e coberturas. Assim, com uma única massa, você terá uma variedade grande para oferecer. Com essa massa é possível fazer sonhos.

Monge Dom LourenzoDOUGLAS OLIVEIRA – MONJE DOM LOURENZZO
Teólogo, filósofo e formado em psicologia, desde sua infância se realiza na descoberta de sabores extraídos de suas aventuras na cozinha. Neto e sobrinho de padeiros, sempre esteve perto dos farináceos e temperos. Ao longo de sua formação, passou por muitos monastérios onde teve pleno acesso a receitas preciosas elaboradas por monges e monjas do passado. Sua linha é a Gastronomia Conventual, com inclinação à panificação artesanal. Hoje oferece seus produtos através de sua pequena empresa “GulaDoMonge Gastronomia”, onde “Pecado é Não Provar”. Participou da terceira temporada do “Bake Off Brasil” exibido pelo SBT e tem ministrado aulas em centros culinários na cidade de São Paulo e no interior.

Dom Lourenzzo nas Mídias Sociais: 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: