Quando se fala de gastronomia, o Rio de Janeiro tem uma peculiaridade, esta diretamente vinculada a cozinha Portuguesa, resultado é claro da colonização que perdurou por mais de dois séculos, e que com o tempo foram sendo adaptadas a realidade carioca.
O uso de bacalhau herança dos portugueses e a feijoada herança dos escravos africanos compõe e oferecem sabores sensacionais mesmo com todas as adaptações no decorrer dos tempos passados.
Conhecida internacionalmente por seus destaques turísticos, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Maracanã, já foi nossa Capital entre 1621/1815 (Colônia de 1763 a 1815 e Império de 1822 a 1889), conhecida pela grande desigualdade social (uma característica do nosso Brasil) as favelas contrastam com os bairros mais valorizados e até de luxo.
Com aproximadamente 197 quilômetros de extensão, a capital carioca possui mais de cem ilhas que ocupam mais de 37 km² e o litoral da ‘Baía de Guanabara’ agrega algumas ilhas, destacando-se a ‘Ilha do Governador’ a qual detém mais de 29 km².
Falando de gastronomia vamos falar de Oswaldo Aranha,, isso mesmo, trata-se de uma homenagem ao politico gaúcho que costumava pedir o prato todos os dias em um restaurante na Lapa, que consiste em um file mignon alto ou contra filé, temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, farofa de ovos e arroz branco, vamos lá?
Filé à Oswaldo Aranha
Ingredientes:
· 400 g de filé mignon (2 filés)
· 3 colheres de sopa de manteiga
· 2 colheres de chá de alcaparras esmagadas
· 1 dente de alho esmagado
· 1 cebola cortada
· 200 g de farinha de mandioca crua
· 1/2 cenoura ralada
· 300 g de arroz pronto e soltinho
· Sal e pimenta-do-reino
· 1 pacote de batata chips
Modo preparo:
- Em uma panela coloque uma colher de manteiga, a cebola e o alho e deixe dourar, em seguida adicione a farinha de mandioca e deixe dourar, desligue o fogo e acrescente a cenoura
- Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino a gosto, em seguida coloque um pouco de manteiga em uma frigideira e frite-os, quando estiverem dourados acrescente o resto da manteiga e as alcaparras
- Retire os filés colocando cada um em seu prato com algumas alcaparras e um pouco de manteiga por cima
- Coloque o arroz e a farofa (juntos) na frigideira que acabou de fritar os filés e que ainda contém manteiga e alcaparras, misture bem!
- Coloque porcões ao lado dos filés nos pratos e babata chips para acompanhar.
Típico da cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, o Chuvisco é feito à base de ovos, e pode ser servido em calda ou cristalizado.
Chuvisco
Ingredientes
· 24 gemas passadas na peneira
· 5 colheres (sopa) de creme de arroz
· 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
· 8 1/2 xícaras de açúcar granulado grosso
· 1 colher (sopa) de essência de baunilha
· 4 xícaras de água
Modo preparo:
- Na véspera coloque água, açúcar em uma panela, misture bem, leve ao fogo alto e, mexendo sem parar com uma colher de pau, deixe ferver; pare de mexer, abaixe o fogo e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio brando.
- Tire a calda do fogo, coloque metade em uma tigela, aromatize com essência de baunilha e reserve.
- Em outra tigela, junte gemas, creme de arroz, farinha de trigo, misture bem e reserve.
- Leve a calda restante novamente ao fogo, deixe ferver, reduza o fogo para brando e faça os chuviscos: com duas colheres de chá, vá deixando a massa de gemas pingar na calda, dando um formato de gota.
- Cozinhe por 1 a 2 minutos, retire com uma escumadeira e coloque na calda aromatizada.
- Procedendo da mesma maneira, continue fazendo os chuviscos até terminar a massa de gemas (se a calda começar a ficar grossa, acrescente um pouco de água para voltar ao ponto certo).
- Deixe descansar até o dia seguinte.
- Para servir, escorra os chuviscos e coloque os em uma compoteira ou, se preferir, leve à mesa na própria calda.
Fontes:
http://www.visiteobrasil.com.br
http://www.guiadoturismobrasil.com
http://www.tudogostoso.com.br
http://www.receitasdecomidas.com.br
Acompanhe nossas Midias Sociais