Os primeiros colonos do Alasca foram grupos humanos da Ásia que atravessaram a ponte de Beringia e chegaram ao que é hoje o oeste da península do Alasca. A maioria dos povos nativos americanos, se não todos, vem de pessoas que cruzaram o estreito de Bering antes de migrar para o sul do continente.
O nome “Alaska” vem da palavra Aleutiana alaxsxaq, que literalmente significa “o objeto contra o qual a ação do mar é direcionada”.
A maior parte da história documentada do Alasca vem da colonização europeia, começando com o navegador dinamarquês que serviu a Marinha Russa, Vitus Bering, que chegou ao Alasca a bordo do San Pedro durante a Segunda Expedição a Kamchatcka. No entanto, o primeiro europeu a chegar às costas da região foi o russo Aleksei Chirikov, que navegava na expedição de Bering sob o comando de São Paulo, quando chegou em 15 de julho de 1741 ao local onde se encontra a cidade de Sitka.
Os espanhóis reivindicaram os direitos que o Inter Caetera lhes deu sobre a costa oeste da América do Norte, que incluía o Alasca. O rei Carlos III da Espanha organizou várias expedições à região para tentar colonizá-la. As expedições de Bruno de Heceta e Alejandro Malaspina deixaram alguns nomes de lugares na região, como o Glaciar Malaspina ou a cidade de Valdez. Os britânicos também, seguindo o exemplo da coroa espanhola, enviaram explorações para a região, como as de James Cook ou George Vancouver.
Em 1799, Nikolái Rezánov comprou os direitos de exploração das peles do czar Paulo I da Rússia e criou a empresa russo americana. A superexploração do território levou a um confronto entre os colonos e os nativos, cujo evento mais notável é a Batalha de Sitka, em 1804.
Em 1867, o secretário de Estado dos EUA William H. Seward concluiu a compra do Alasca na Rússia por US $ 7,2 milhões. A falta de dinheiro da Rússia e o desejo de que o Alasca não caia nas mãos dos britânicos levaram a Rússia a vender o território para os Estados Unidos após o fracasso da Guerra da Crimeia. A compra foi efetivada em 18 de outubro de 1867, hoje lembrada como o Dia do Alasca.
Em 2009, um grupo representando 60% da população desse estado reivindicou a soberania do Alasca. Este grupo exige a desfiliação do Alasca como um estado da União. O objetivo não é a independência, mas uma relação de soberania semelhante à que os membros do Partido Democrata Popular de Porto Rico estão propondo para a ilha de Porto Rico.
A gastronomia no Alasca é baseada em peixes, o mais conhecido é o salmão, seus pratos típicos podem conter vários frutos do mar. Outras espécies que estão se tornando importantes entre os alimentos do Alasca são trutas, arenques e caranguejos. Um de seus pratos mais obrigatórios quando se trata de apreciar algo típico é a sopa de peixe, uma sopa grossa, feita com garoupa, camarão, amêijoas e salmão.
Entre outros pratos típicos do país, você pode encontrar salmão ou truta grelhado ou frito, filé de filé também é uma maneira comum de prepará-los para serem fritos. O Akutaq é um prato feito com frutas e carne temperada com açúcar, costelas em molho de tomate, feijão e salada, como você pode ver, os pratos são mais do que fortes.
A fim de combater os efeitos do clima, no Alasca a maioria das carnes fritas é geralmente consumida, o café da manhã pode consistir em peixe frito, acompanhado de ovo e batata frita. Outras carnes-chave da culinária do Alasca incluem caça, carne de veado, alces e aves.
Vamos conferir esses dois pratos da região?
Salmão Selvagem Marinado
Ingredientes:
- Laranja
- Limão
- Maçã verde
- Iogurte grego
- Erva-doce fresca
- Pimenta preta
- Sal
- Açúcar
Modo de Preparo:
- A primeira coisa a fazer é pegar a casca de laranja e limão e misturá-las com sal, açúcar, pimenta preta e erva-doce
- Espalhar sobre o salmão e deixe marinar por 12 horas na geladeira
- Depois disso, o salmão é limpo com água, seco e picado
- Acompanhar com iogurte grego misturado com sal, pimenta, suco de limão e erva-doce picada
Sopa de peixe
Ingredientes:
- Camarão
- Amendoas
- Garoupa
- Salmão
- Cenoura
- Alho-Poró
- Cebola
- Tomate triturado
- Farinha
- Alho
- Vinho branco
- Caldo de peixe
- Sal
- Óleo
Modo de Preparo:
- Primeiro, os legumes são cortados e refogados em óleo
- Depois adicione uma colher de sopa de farinha, deixe tostar
- Adicione as amendoas ao vapor, o camarão descascado, o peixe em pedaços, o tomate e o vinho
- Cozinhe lentamente
Até semana que vem, quando vamos começar a falar de América Central, ok?
Fontes:
https://www.viajejet.com
https://sites.google.com
Acompanhe nossas Midias Sociais