Pula a fogueira IáIá, Pula a fogueira IôIô.

Scroll down to content

Hoje é dia de São João, isso mesmo e durante essa semana o Nordeste seria só festa e alegria, mas só que não, festa só se for em casa, mas respeitando o distanciamento social.

Então aproveitamos para falar de festa mas vamos fazer isso com quem entende, Chef Jorge Rodrigues, este cozinheiro nordestino, com muito orgulho, que além de falar um pouco sobre São João, nos presenteou com duas receitas tradicionais do nosso tão querido Nordeste.

Autor do trabalho intitulado, “A CULTURA GASTRONÔMICA DA CIDADE DE AREIA SITUADA NO BREJO PARAIBANO”, o Chef Jorge Rodirgues, já cozinhou para cerimônia de premiação do Enchef´s SP, participou do treinamento para o campeonato mundial Bocuse Dór, cozinhou a seis mãos com o Chef Guga Rocha e a Chef Edilaine Porreca de Sessa, tem o Título de Secretário geral do Enchef´s SP e é Diretor de Cursos e Treinamentos da Associação Brasileira de Chef´s de Cozinha da Amarica Latina e Caribe – C.A.L.C. Brasil.

Vamos conferir então, um pouco da cultura e sabor desse Chef e do nosso querido Nordeste?

São João, a festa mais aguardada por nos nordestinos, festa que tem origem em tradições religiosas, com o tempo ganhou muito expressão cultural, hoje existe nos quatro cantos do Brasil, mas é no Nordeste que tem uma grande proporção. Acontecendo em destaque nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Tem duas cidades que disputam o título de melhor e maior são João do mundo, são elas Campina Grande – PB é Caruaru – PE, lá o cenário e cinematográfico, acontece cobertura jornalística de grandes emissoras de Televisão, tem espetáculos culturais e shows artísticos, com muita quadrilha junina, tudo isso regado de uma boa cachaça é pratos típicos nordestinos.

Se você quer entender o que é o verdadeiro São João Nordestino?
Vou te contar uma história: Desde criança nós aprendemos a dançar quadrilha, a comer comidas típicas feitas pela vovó, quando adolescentes aprendemos a provar uma cachacinha com o vovô, para criar coragem para chamar aquela menina para dançar.
A festa regada com muita música, sanfona triangulo e zabumba. É muito xote, para aguentar tanta festa, é preciso se preparar, comer comida com sustância, Aí que entra as comidas de milho, pamonha, canjica (curau), bolo de milho, milho cozido, milho assado, mungunzá (canjica).
Também tem pé de moleque, amendoim, castanha, rapadura, cartola, arroz doce, bolo de macaxeira(mandioca), Souza leão, Massa Puba, Bolo de leite.

Agora vamos falar das salgadas, tem que ter galinha de capoeira, bode guisado, torrado ou assado, carne de sol, carne de sol na nata, cuscuz, arroz de leite, arroz mole, pirão, buchada, tripa frita, feijão verde, farofa de inhame, farofa da vovó (com carne de sol), batata doce, macaxeira, Rubacão, inhame, gororoba (arroz de queijo), banana da terra, tapioca. Para acompanhar uma cachacinha, tem que ter muita fruta, umbu, cajá, umbu – cajá, laranja cravo, limão galego, carambola, pitomba, caju, goiaba.
Acredite, comemos tudo isso e passamos é bem, se alguém beber demais e ficar enjoado, toma uma cabeça de galo, essa sopa levanta até defunto.

A verdade é que valorizamos a gastronomia de nossa terra, a mesa é farta, recebemos todo mundo e ninguém volta pra casa falando. Uma alegria imensa, as mocinhas juntam dinheiro o ano todo, porque no São João, o povo sai bonito na rua. É época de paquerar, sorrir e dançar.

Deixo aqui duas receitas, uma doce e outra salgada.

Rubacão

Ingredientes

· 300 gramas de feijão verde
· 300 gramas de arroz da terra (arroz vermelho)
· 300 gramas de carne de sol
· 200 gramas de queijo coalho
· 50 ml de manteiga da terra
· 200 gramas de nata
· 50 ml de cachaça
· 2 litros de água
· 50 gramas de cebola cortada em cubos
· 50 de tomate cortado em cubos
· 50 gramas de pimentão
· 1 pimenta de cheiro
· 1 pimenta dedo de moça
· Sal, coentro e cebolinha a gosto.

Modo de Preparo

· Cozinhar o feijão verde com o sal desejado em 2 litros de água até ficar macio e reservar o caldo.
· Cozinhar a carne de sol para tirar o excesso de sal e desfiar
· Dourar a carne de sol e reservar com a manteiga da terra.
· Na mesma panela que dourou a carne de sol, suar todas as verduras menos o coentro e cebolinha.
· Acrescentar o arroz, um pouco de sal, deglassear o fundo com cachaça, refogar e ir colocando o caldo do feijão aos poucos, imagine que está fazendo um risoto, vá imitando a técnica de mexer sem parar.
· Quando o arroz for ficando macio, acrescente o feijão, o queijo a nata. Mexa vigorosamente e depois decore com a carne desfiada coentro e cebolinha.
Pois é, olha as influencias europeias em nossa gastronomia nordestina!

Bolo de Pamonha

Ingredientes

· 5 espigas de milho
· 1 lata de leite condensado
· meia xícara chá de leite
· 100 gr manteiga
· 3 ovos
· 1 colher de sopa de fermento em pó
· manteiga para untar

Modo de Preparo

· com uma faca debulhe as espigas de milho
· coloque no liquidificador e junte o leite condensado, o leite, a manteiga, os ovos e bata bem
· acrescente o fermento e misture delicadamente
· despeje em uma forma de aro removível de 25 centímetros untada
· leve ao forno a 180° preaquecido por aproximadamente 40 minutos
· retire do forno, espere amornar e desenforme
· sirva em seguida.

 

 

Chef Jorge Rodrigues – @jojugastronomia
O Gastrônomo já ensinou em algumas instituições renomadas, foi palestrante em estudos regionais, vem de uma família renomada na área da gastronomia.
Tem o Título de Secretário geral do Enchef´s SP, Diretor de Cursos e Treinamentos da Associação Brasileira de Chef´s de Cozinha da America Latina e Caribe – C.A.L.C. Brasil.

 

 

Acompanhe nossas Midias Sociais

       

4 Replies to “Pula a fogueira IáIá, Pula a fogueira IôIô.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: