Saara – História, Gastronomia e Cultura

Scroll down to content

Com suas planícies desérticas e com um dos territórios menos povoados do mundo tem uma população de pouco mais de 500.000 habitantes em uma área de mais de 250 mil quilometros quadrados, onde 40% vivem em Laayoune, a maior cidade do território.

Sua população indigena e conhecida como saharaui ou berberes do sul como são chamados pelos marroquinos, muitos deles um misto de herança Berber-Arab continuação dos grupos tribais de Hassaniya. São tradicionalmente beduínos nômades semelhantes aos tuaregues de onde provavelmente descendem, que deslocaram pelo pais de vido a guerra e o conflito na região.

Como os outros grupos, são em maioria muçulmanos, influenciados pelas praticas pre islâmicas berberes e africanas, diferem muito das praticas urbanas, que funcionam basicamente sem mesquitas devido a sua vida nômade.

Regrados pelo Halal do Islã, os saharaui não comem porco, mas sim cordeiro e aves, e tem em seu prato tradicional o cuscuz, usam muita menta e a técnica de preservação e secagem da carne, Gedid, onde especiarias são misturadas com a carne e o sal, para depois secar ao sol. Como dito em post anterior a utilização do Tajine e presente em todas as salas de refeição, lugares de comida e restaurantes.

Apesar de terem hábitos alimentares conhecidos, não possuem referencias (receitas) de como fazer suas produções, principalmente por estarem sempre em movimento e transmitirem sua alimentação de acordo com o que há disponível.

Com opções limitadas de consumo devido justamente ao clima e a sua condição nômade, usam o milhete (painço) para produzir o Eghajira, uma bebida tipo mingau que e consumido em ocasiões especias, em uma concha.

A carne, leite e queijo de cabra justamente por conta da resistência desses animais que são resistentes como os camelos nessas regiões inóspitas devido ao clima extremamente quente. mas é importante ressaltar que a carne e pouco consumida, justamente porque os animais tem outras utilidades (leite e queijo) portanto o consumo de carne e restrito a ocasiões especiais.

Fontes

https://pt.wikipedia.org/

https://www.ehow.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: