Hoje encerramos mais um ciclo, finalizando o continente africano, contando suas curiosidades e história, também a Gastronomia e logo menos iniciaremos o novo ciclo, Europa. Vamos conferir como funciona a gastronomia deles e então e aguardar o próximo ciclo?
Madagascar é a quarta maior ilha do mundo e possui uma beleza rara, rodeado por praias espetaculares, palmeiras e grandes planaltos interiores, vulcões e florestas equatoriais. É chamada de “República de Madagascar” e sua população é uma mistura de árabes polinésios, índios, africanos e europeus. Seus pratos têm forte influência francesa e não são tão picantes quanto os restaurantes africanos, mas na maioria dos pratos acompanha o Sakay, um molho de pimenta vermelha com alho. Lá, eles costumam comer com uma colher grande em uma esteira no chão sem faca.
A bebida típica é o “ranonapango”, que é arroz cozido com água. Caril de frango e peixe são pratos comuns, e o curry é feito de uma forma diferente, adicionando muitas ervas. Madagascar é chamada de Ilha Vanilla. A refeição começa com sopa, aperitivo de vegetais, prato principal e fruta como sobremesa.
Madagascar, na África, é responsável pela maior produção mundial de favas de baunilha, com cerca de 80% da baunilha utilizada em todo o mundo. Também há produção no Brasil em regiões como o Sul da Bahia e em Minas Gerais. A gastronomia de Madagascar é uma gastronomia tradicional e típica das zonas tropicais, com um ar da Ásia por causa de sua origem.
A boa comida de Madagascar é simples, onde o arroz e os legumes são os pratos típicos de qualquer restaurante da ilha, embora em lugares como Toamasina ou a capital Antananarivo, vai encontrar restaurantes especializados em todos os tipos de cozinha internacional. O Arroz, o feijão, os molhos quentes, as frutas tropicais … são ingredientes que se encontram em qualquer mesa que se apresente, onde a excelência e o tradicional prato romazava, um prato feito com carne de cebú, o Achard, constituído por legumes marinados com azeite e vinagre e curry é outro prato típico.
A gastronomia também está muito relacionada com o mar, a lagosta é uma iguaria para ser encontrada em um bom restaurante, em qualquer cidade costeira ou na sua capital. O leite de coco fermentado, a foie artesanal ou trembo, são também pratos típicos da região, que são acompanhados com os vinhos, cachaça e vinho de arroz fermentado.
Salady Voankaso
Ingredientes
- Abacaxi
- Melão almiscarado
- Laranjas
- Morangos
- Lichias
- Açúcar
- Água
- Sal
- Suco de limão
- Extrato de baunilha puro
Preparação
Em uma tigela grande, combine:
- 1 xícara de abacaxi cortado em cubos de 1,5 cm,
- 1 xícara de melão almiscarado em cubos de 1 cm,
- 1 xícara de laranjas descascadas e cortadas em fatias finas e
- meia xícara de morangos fatiados, misture bem as frutas, despeje meia xícara de liches em cima da fruta.
Em outra tigela, misture:
- meia xícara de açúcar,
- meia xícara de água,
- 1/4 colher de chá de sal e
- 2 colheres de sopa de suco de limão.
- Ferva em fogo alto por 1 minuto.
- Adicione 2 colheres de sopa de extrato de baunilha puro à calda.
- Despeje sobre a fruta.
- Leve ao freezer por 1 hora.
Fontes:
https://www.agrolink.com.br/noticias/voce-sabe-de-onde-vem-a-baunilha-_437097.html
https://madagascar.costasur.com/
https://comedoresdepaisagem.com/