Europa – História, Gastronomia e Cultura

Scroll down to content

Para começar o nosso caminho pela Europa é preciso entender um pouco como a história e distribuição demográfica atual está hoje em dia, para isso um pequeno giro desde os tempos antigos e um resumo de aconteceu até aqui. Feito isso damos início a jornada através da Gastronomia pelos países da Europa.

Vamos começar com os humanos pré-históricos: vestígios dele podem ser vistos em cavernas com pinturas rupestres. Os restos mortais de neandertais, como os de Tautavel que viveram há mais de 450.000 anos, também estão em exibição.

Nos tempos antigos, os celtas ocuparam a maior parte da Europa. Mais ao sul, na atual Itália e Grécia, dois grandes impérios experimentaram um tremendo desenvolvimento e expansão: o Império Grego e o Império Romano. A arte e a filosofia modernas ainda são influenciadas pela rica herança desses povos. O livro de Homero ainda inspira nossa imaginação com suas histórias épicas que documentam a rivalidade entre Esparta e Atenas, mitologia grega e romana, o orgulho e o desejo daqueles que participaram da Guerra de Tróia e a Jornada de Ulisses. A conquista de César, o Grande, ainda é conhecida hoje: como o imperador conquistou o Egito e a bela Cleópatra, e como conquistou a Gália após derrotar o chefe gaulês Vicentorix.

Carlos Magno é conhecido como o “Pai da Europa Ocidental”, o rei franco (França) foi coroado imperador ocidental em Roma (Itália) e escolheu Aachen (Alemanha) como capital de seu império. Na era feudal, assistiu-se ao surgimento dos primeiros países modernos, que costumavam ser concorrentes como a França e o Reino Unido. A Idade Média também deixou um rico legado filosófico: pensadores, teólogos e filósofos trabalharam arduamente para harmonizar fé e razão (Santo Tomás de Aquino, Abelardo, Roger Bacon). Cidades-estados comerciais como Gênova, Florença, Veneza, Bruges e Antuérpia também viveram vidas brilhantes. Desde então, a grande cisma entre o catolicismo e a Igreja Ortodoxa também começou. O poder dos muçulmanos começou a crescer durante o mesmo período, e os cruzados cristãos recuperaram a Terra Santa sob seu poder.

Nossa era atual começa com a Revolução Francesa e é marcada pelo desenvolvimento da democracia. A guerra de Napoleão I mais uma vez destruiu a Europa. Após seu colapso, a Conferência de Viena reformulou mais uma vez as fronteiras. Naquela época, Itália e Alemanha estavam unificadas, novos países surgiram nos Bálcãs e a revolução industrial intensificou a competição: a colonização atingiu seu auge.

A Primeira Guerra Mundial mudou o continente novamente: Alemanha e Rússia perderam seus territórios, a Finlândia conquistou a independência e o Império Austro-Húngaro desapareceu, dando lugar a novos países como Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Estados Bálticos. Duas guerras mundiais enfraqueceram a Europa e surgiram duas novas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética. A principal consequência política da Segunda Guerra Mundial foi que, no auge da Guerra Fria, a Alemanha se dividiu em dois países diferentes com sistemas capitalistas e socialistas. A Europa foi reconstruída, mas aos poucos perdeu suas colônias, e as colônias começaram a declarar independência. Quando o Muro de Berlim caiu em 1989, a Alemanha foi reunificada.

Ao mesmo tempo, a Iugoslávia desapareceu, dando lugar a vários novos países: Croácia, Sérvia, Eslovênia, Montenegro e Bósnia. Surgiu a primeira União Econômica Europeia, a União Econômica do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e posteriormente a Comunidade Econômica Europeia (CEE), que se transformou na atual União Europeia.

Fontes:

https://www.maiseuropa.com.br

https://www.vidadecozinheiro.com

https://melhordaviagem.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: