Segundo John Doerr, conhecido investidor americano, existem dois tipos de empreendedores, os motivados pelo dinheiro (mercenários) e os motivados por levar o beneficio do negócio a um maior numero de pessoas (missionários), esses últimos trazem melhores resultados, considerando que são mais comprometidos, persistentes e resilientes, alem de criarem negócios mais atraentes.
Na verdade o diferencial do negocio esta no orgulho de levar seu produto/serviço a um maior numero de pessoas, melhorando a sua qualidade de vidas e ajustando ou corrigindo algum problema já existente.
Com isso vc vai identificar que o lucro é consequência de um bom trabalho e não a motivação principal de um negócio.
Para ser um missionário, é preciso buscar o significado de seu negócio, para isso vc deve considerar;
- Seu negócio deve melhorar a qualidade de vida de seus clientes,
- Seu negócio deve consertar ou corrigir algo errado ou difícil,
- Seu negocio deve contribuir para que algo bom não seja extinto.
Ideias de negócio brotam o tempo todo, em todo e qualquer lugar, melhorando algo existente, criando uma ferramenta nova para melhorar uma já existente, e quem sabe até criando algo totalmente novo.
Afinal alguém em sã consciência a um, dois anos atras imaginou que seriam criados Bancos Virtuais, mais eficientes e com taxas extremamente interessantes, para o dia a dia daquele que não tem tantos investimentos assim, mas que não sobrevive sem ter conta em banco?
Verdade não é?
Então primeiro passo e colocar em pratica aquilo que vc gosta ou prefere, caso contrario a primeira dificuldade vai tornar tudo bem complicado, o perfil do seu negocio também deve seguir o seu tipo de atitude e pensamento, pois se seguir um caminho completamente diferente, vc vai acabar precisando de muita ajuda durante o processo e pode não achar isso muito interessante.
Pense a longo prazo, modas e tendencias são legais, mas a rapidez do mercado, pode tornar algumas coisas obsoletas rapidamente.
Outro fator importante são as habilidades, as que vc acredita ter e as que os outros acreditam que vc tenha, por isso é importante ter opiniões externas, bem como humildade para identificar onde vc pode melhorar.
Nesse momento não é preciso analise técnica, viabilidade financeira, e as ideias não precisam ser especificas ou bem definidas, mas impreterivelmente devem fujir do lugar comum.
Ideias baseadas nos problemas enfrentados pelos clientes, em negócios já existentes em outros locais e tendencias de mercado são sempre diferenciais competitivos que aumentam suas chances de criar um negocio realmente criativo e inovador.
Ter ideias de negocio alem de divertido é realmente a parte mais fácil, escolher a melhor é que é a tarefa principal para seu ponto de partida, a melhor ideia é aquela que atende de maneira mais ampla aquilo que aqui discutimos, alem de permitir a divulgação valores através de do posicionamento de seu produto ou serviço.
Então vamos em frente, pensar em algo inovador e que seja bom não só para vc, sua empresa, mas também ao um público muito maior?
Bora lá?