Plano de Negócios – Minha Ideia é a melhor

Scroll down to content

Bom se vc chegou até aqui é porque já definiu qual é a ideia que vc vai transformar em negócio, lembrando que vc precisa testar sua ou suas ideias antes de ir para o mercado para literalmente não “quebrar a cara”, certo?

Como fazer isso? Se sua ideia já tem concorrentes no mercado vc deve conhecer cada acerto ou erro dele para não incorrer nas mesmas situações, e se sua ideia é inovadora, trabalha pesado na pesquisa de mercado, certo?

“Papel de Pão”, todo mundo conhece essa expressão? Sim anote lá ´e esta eternizado, seu projeto pode começar ali, como uma brincadeira, com o uma ideia, como um devaneio, mas se vc explicar para alguém seu projeto numa folha de papel, de maneira simples, eficiente e sem perder a logica, vc está preparado para vender seu negócio, sabe porquê? Mesmo com todo seu plano de negocio detalhado, será preciso que vc ao apresentar ao seu sócio ou investidor seja convincente para que ele invista tempo e dinheiro em seu negocio.

Dado esse primeiro passo e preciso começar a detalhar cada uma das atividades a serem desenvolvidas para que seu negócio se torne viável, essa etapa consiste em começar a preencher seu BMC (Business Model Canva) mais conhecido como Canva, que é uma ferramenta para entender se seu negócio tem sentido e se vc pensou naquilo que deve ser relevante ao seu negócio.

São questões importantes sobre nove a\aspectos que devem ser definidas:

  1. Proposta de Valor
    Qual beneficio vc vai entregar ao cliente? Qual o problema do cliente que vc vai resolver? Qual produto/serviço vc vai oferecer para que cliente?
  2. Segmento de Clientes
    Para quem vc vai gerar valor? Quem é seu principal cliente?
  3. Relacionamento com Clientes
    Quais segmentos de clientes com quem vc vai se relacionar? Eles estão integrados ao tipo de negócio? Quanto custa esse relacionamento?
  4. Canais de Relacionamento

Quais canais usar e para quais segmentos? Eles podem ser integrados? Quais são as melhores opções? São eficientes? Fazem parte da rotina dos clientes?

  1. Fontes de Receitas
    Os clientes conseguem comprar? Como vão pagar? Como essas receitas vão contribuir como um todo?
  2. Atividades Principais
    Qual atividade base será responsável para efetivar uma proposta de valor? Existem outras atividades que podem, compor a geração de receitas?
  3. Recursos Principais
    Quais recursos vão compor a proposta de valor? Existem recursos adicionais que podem compor a proposta de valor?
  4. Parceiros Principais
    Quem e quantos são os parceiros e fornecedores base? Eles vão gerar valor para o contexto do projeto? Que atividades eles vão ajudar ou desenvolver para o projeto?
  5. Estrutura de Custos
    Quais são os mais relevantes? Quais são os mais altos? Qual vai onerar mais o negócio?

Com essas respostas vc pode montar um quadro visual onde vc pode adicionando as respostas in dividualmente, apos detalhar e pensar estrategicamente em cada uma delas, e a medidas que vc for avançado no processo, pode criar versões melhorando ou alterando cada um dos quadros existentes, lembrando que os modelos Canva estão disponíveis em diversos locais, uma boa fonte pode ser o Sebrae (https://www.sebraecanvas.com) que oferece a ferramenta gratuita e on-line pedindo somente um cadastro para acesso.

Feito isso precisamos passar de fase, ou seja, montar um protótipo do negocio para criar um a experiencia real de negocio e produto, para que os clientes potenciais possam avaliar seu produto/serviço de forma mais real possível, essa é Prototipagem Rápida.

Ela pode ser realizada até com parentes e amigos, mas deve conter a opinião sincera, pois assim vc terá base, alem, de por em pratica tudo aquilo que vc já imaginou, é um passo super importante e deve ser levado muito a serio.

Essa etapa e tão importante, que pode tornar as pessoas que participaram em clientes, já visualizando que seu negócio/serviço é uma necessidade que ele possui e vc ira atender.

Bora lá? Vamos trabalhar e aguardar o próximo post para seguir em frente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: