Plano de Negócios – Negócios ou Carreira?

Scroll down to content

Bem já estamos numa fase adiantada do processo de desenvolvimento do plano de negócio, mas agora vamos começar a falar de para onde vc quer ir com tudo isso.

Quanto tempo vai durar esse relacionamento com seu negócio?

Vc realmente decidiu seu caminho, acredita nele, e seguirá feliz e forte em frente mesmo com as dificuldades que por acaso venham a interferir em seu caminho?

Os empreendedores mais bem sucedidos, são aqueles que responderam as perguntas acima com um sonoro:

– Claro que sim, amo meu negócio e meu novo estilo de vida!

Por isso é importante pensar em amor pelo negócio e afinidade, já que se tudo for só por dinheiro, vc vai acabar deixando de investir seu esforço, como já vimos anteriormente.

Não existe técnica producente para que alguém se apaixonar por aquilo que faz, como na vida afetiva, isso acontece naturalmente ou por afinidade.

Seu negócio ou serviço deve ter pelo menos seis niveis de benefícios, para que seus clientes entendem e vejam sua atividade como importante/necessária para ele:

  1. Central
    Produto ou serviço oferecido
  2. Básico
    Confiança na empresa
  3. Esperado
    Afinidade com a empresa
  4. Ampliado
    Diferencial Competitivo do negócio
  5. Potencial
    Impactos decorrentes da atividade do negócio (envolvimento social)

Quanto maior for o nível de beneficio que seu negócio gerar ao seu cliente, maior a chance dele ser duradouro e recorrente.

Empreendedores que querem se destacar, fazer a diferença, estão sempre em busca de superar a expectativa de seus clientes, esses são os negócios de sucesso, que fatalmente vc como cliente já conhece em empresas e negócios dos quais usufrui.

Então agora entramos num campo importante e crucial que entende aonde vc quer realmente chegar, se está disposto a deixar sua carreira de lado e realmente investir em um negocio só seu, assim então consideramos um nível de ambições para crescimento, de acordo com Barringer e Ireland (2008):

  • SOBREVIVÊNCIA – modelo de negócio que é basicamente a subsistência do proprietário e talvez de sua família – empresa de micro ou pequeno porte
  • ESTILO DE VIDA – modelo de negócio que permite ao proprietário algum estilo de vida e que garante que ele ganhe dinheiro com isso – empresa de micro ou pequeno porte que tem potencial para tornarem-se de grande porte
  • CRESCIMENTO GERENCIADO – modelo de negócio que cresce de forma lenta ta mas planejada, crescimento orgânico – empresas de pequeno porte mas que mudança de porte já estruturada e planejada
  • CRESCIMENTO AGRESSIVO – modelo de negócio que precisa de grande escala para tornar-se viável, onde os proprietários são visionários e/ou ambiciosos em construir um grande negócio – empresa de grande porte.

De acordo com a Endeavor, sonhar grande ou pequeno, dá o mesmo trabalho, mas o seu negócio pode começar pequeno e bem planejado para alcançar metas mais ambiciosas, a diferença, planejamento detalhado, para 1, 5, 10 e quem sabe 20 anos de vida.

Assim vc já tem metas estabelecidas e objetivos reais a alcançar em cada fase do negócio, podendo adiantar ou ajustar os prazos de acordo com o desenvolvimento do projeto.

Portanto vc já deve ter isso em mente ao desenvolver seu plano de negócio, os investidores normalmente questionam a viabilidade dos projetos, o tempo do retorno do investimento e também quão longe o projeto pode chegar, isso sim faz a diferença.

Vamos colocar a cabeça para sonhar, planejar e trabalhar?

Até semana que vem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: