As duas perguntas que mais fazem prá gente, o que é?

(gas.tro.no.mi:a) sf.

1. O conjunto dos conhecimentos relativos à preparação de alimentos saborosos com apresentação atraente

2. A arte, o gosto de apreciar comida de fina qualidade

[F.: gastr(o) – + –nomia.

(gas.trô.no.mo) sm.

1. Indivíduo conhecedor e apreciador da arte de comer bem: “…mas para prolongar o gozo que sentia, como um bom gastrônomo que poupa acepipe fino.” (Júlio Ribeiro, A carne))

2. É o profissional que se ocupa do refinamento das refeições, sejam alimentos ou bebidas.

3. É um chefe de cozinha, profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação.

[F.: gastr(o) – + –nomo.]

Resumindo

Gastronomia é a arte de fazer do alimento uma forma de expressão, prazer e veiculo de satisfação para o ato de comer, para isso é necessário, não imprescindível,  um bom gastrônomo/cozinheiro para executar com amor, dedicação, preocupação com o bom, limpo e justo, para atender bem aos comensais públicos, particulares e familiares.

Graduado em Gastronomia pela UMESP, Pós Graduado em Gestão Negócios e Serviços em Alimentos e Bebidas pelo Senac, Cursando MBA em Gastronomia na Unileste, Coordenador Pedagógico do Instituto Gourmet Lapa, Instrutor Técnico no Instituto Gourmet Brasil, Gestor Negócios na Dom Ernandes Food Service e Editor do Blog Dom Ernandes Gastronomia, focado em desenvolver e apoiar os negócios em A&B de forma eficiente e rentável, dando a devida atenção ao desperdício de alimentos, sempre com foco em resultados, é dessa forma que acredito que podemos mudar a vida de muitas pessoas através de Gastronomia, muito estudo e principalmente muito trabalho.

 

cropped-2.png

%d blogueiros gostam disto: